Parceria representa um grande avanço na indústria dos games, com o objetivo de estabelecer modelos transparentes e imparciais que diferenciam jogos de habilidade de jogos de apostas e de azar
São Paulo, outubro de 2024 – A WinZO, plataforma global de games com forte presença no Brasil, uniu forças com professores de instituições renomadas, como a Universidade de Stanford e a Universidade Estadual da Califórnia, para assumir um desafio crucial na indústria dos jogos: desenvolver uma metodologia transparente e imparcial, que distingue jogos de habilidade de jogos de azar. Essa colaboração visa democratizar o modelo, tornando-o acessível para startups e empreendedores testarem seus produtos de forma econômica, garantindo a conformidade com as regulamentações e protegendo os usuários de produtos prejudiciais.
O resultado dessa parceria é um modelo estatístico pioneiro, que utiliza dados em tempo real de mais de 100 milhões de usuários. Ele analisa bilhões de sessões de jogo para determinar a predominância da habilidade em diversos jogos. Esse método apresenta uma distinção clara entre jogos baseados em habilidade, onde o pensamento estratégico, a destreza e a agilidade desempenham papéis fundamentais. Ele também diferencia jogos de azar, que dependem predominantemente da sorte.
A equipe da WinZO já aplicou o estudo na própria plataforma e passou por rigorosos testes. Esses testes confirmam que todos os jogos da empresa disponíveis ao público atendem aos critérios legais para jogos de habilidade.
WinZO eleva padrões com rigor científico e inovação em jogos de habilidade
“Colaboramos com especialistas globais para criar uma abordagem científica e transparente para a determinação de jogos de habilidade”, diz Paavan Nanda, cofundador da WinZO. “Essa iniciativa visa trazer clareza ao ecossistema de jogos, fornecendo um método acessível e científico. Esse método estará disponível em breve para todos os desenvolvedores, estabelecendo um novo padrão na indústria. Isso representa um passo significativo em nossa jornada para promover um ambiente de jogos caracterizado por rigor científico, colaboração e objetividade”, completa.
“A WinZO elaborou um estudo científico para abordar as preocupações da indústria sobre a distinção entre jogos de habilidade e jogos de azar. É uma pesquisa abrangente que representa uma iniciativa pioneira de uma entidade privada, utilizando dados e estatísticas para resolver desafios regulatórios e da indústria em evolução. Além disso, é baseada em bilhões de jogos entre milhões de usuários. No entanto, a metodologia é transferível e pode ser utilizada até por empresas em estágio inicial.
É um processo colaborativo, envolvendo contribuições de especialistas na área, que possibilitou à WinZO desenvolver um modelo matemático que prioriza a transparência. A WinZO está estabelecendo benchmarks na indústria através da aplicação de rigor científico, validado por inúmeros testes estatísticos. Isso marca um avanço inovador no domínio dos games, quantificando a predominância da habilidade sobre a sorte”, afirma o Dr. Mike Orkin, Professor Emérito da Universidade Estadual da Califórnia, com mais de 40 anos de experiência no setor.
Além do avanço nos games, a WinZO lançou o programa de Avaliação de Saúde e Segurança de Código (CHASE). Ele é focado no fortalecimento da cibersegurança para empresas e governos. O programa investe em tecnologia de código aberto para proteger contra ameaças cibernéticas.