Dos Baby Boomers à Geração Z: como atender todas as gerações na sua loja

Baby Boomers, Geração X e Geração Z

Diferentes gerações e o desafio do varejo

Enquanto a geração Z é nativa digital e busca instantaneidade no relacionamento com as marcas, os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1965) costumam priorizar empresas em que confiam. Com as diferentes características de consumo de cada grupo, o varejo enfrenta o desafio de encontrar estratégias que atendam a todos os consumidores.

Vendas online em alta

Nesse cenário, as vendas online ganham notoriedade. Para se ter uma ideia, 85% dos brasileiros — de diversas gerações — fazem pelo menos uma compra mensal pela internet. Esses dados são da pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.

Estratégias para fidelizar clientes

“Não existe fórmula mágica para realizar uma venda e fidelizar o cliente. Cada público prioriza determinadas características das marcas, com base em suas vivências e interações sociais. Por isso, é importante que as empresas façam o mapeamento do perfil dos consumidores e invistam em estratégias específicas para atrair novos públicos”, explica Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, uma empresa focada em modelagem de negócios para o e-commerce.

Preocupações da Geração Z

A Geração Z, nascida entre meados da década de 1990 e 2010, tende a se preocupar mais com o posicionamento da marca em relação a questões ambientais. “O varejista precisa ir além de vender um produto. Ele deve agregar valor à marca para fidelizar o consumidor jovem, voltado para o consumo consciente. O marketing de influência pode ser um elemento importante para criar essa proximidade”, comenta Daniela.

Personalização e diferenças geracionais

A personalização é o ponto-chave para um bom relacionamento. Enquanto os consumidores mais jovens estão acostumados com interações virtuais baseadas em IA, a Geração X (nascida entre as décadas de 1960 e 1980) prefere o contato presencial. Isso é relevante porque, de acordo com a consultoria Data 8, a geração 50+ movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano.

Desafios com Baby Boomers e Geração X

“Atrair os baby boomers e a Geração X pode ser um desafio, já que são mais adeptos da mídia tradicional. Por isso, é importante buscar proximidade com o cliente, mesmo à distância, com conversas interativas e humanizadas. Equilibrar esses fatores é essencial para entregar um produto que gere fidelização. Essas gerações estão atentas à experiência de compra, à qualidade e ao custo”, explica Daniela.

Atendendo a todas as gerações

Na prática, como atender melhor todas as gerações? Para a especialista em e-commerce, três fatores são essenciais: confiabilidade, segurança e agilidade.

Confiabilidade e transparência

Criar um ambiente de transparência com o consumidor aumenta a confiabilidade online. Isso inclui atenção às descrições dos produtos, preços e promoções. “Realizar uma publicidade não ilusória, criar uma relação de contato e dar suporte ao cliente, até depois da compra, pode incentivar novas compras”, comenta Daniela.

Segurança para o consumidor

A segurança também é fundamental para gerar credibilidade. Ter certificados e fornecer opções de pagamento seguras são indispensáveis para criar um ambiente digital acolhedor.

Agilidade na entrega

Por fim, a agilidade na entrega é imprescindível. Para a especialista, o imediatismo é um dos fatores mais contrastantes nas novas gerações, influenciadas pelo uso da tecnologia. “Apostar na logística de envio pode fazer a diferença para muitas empresas atenderem à alta demanda. Ninguém quer comprar um presente e receber o produto após a data prevista. Isso pode afastar o consumidor definitivamente. Invista em equipes, tecnologias e até mesmo em full commerce, se necessário”, conclui Daniela.

Veja também

Artigos Relacionados:

Marçal em sabatina OA

“Nem estado mínimo nem máximo, eu sou a favor do estado eficiente”, afirma Marçal em sabatina

Durante a Sabatina OA! do Antagonista, Pablo Marçal (PRTB) abordou sua visão sobre a administração pública, defendendo um “estado eficiente” em oposição aos modelos de estado mínimo ou máximo. Marçal afirmou que sua gestão não irá alterar cargos de concursados, mas os comissionados serão minuciosamente avaliados, refletindo seu foco em eficiência. Marçal destacou sua experiência em recrutamento e anunciou que criará um departamento especializado para

Trabalho Remoto

Anywhere office: tendência que impulsiona o turismo no Brasil e no mundo

Anywhere office cresce no turismo global, oferecendo flexibilidade aos trabalhadores e impulsionando hotéis e negócios locais, com foco em resultados e adaptação O Crescimento do Anywhere Office no mundo De acordo com o levantamento Rescue Traveler Sentiment and Safety, divulgado em abril, 59% dos entrevistados acreditam que a flexibilidade no trabalho incentiva não só profissionais, mas também familiares a explorar novos lugares. A pesquisa entrevistou

Fátima Pérola Neggra e Pablo Marçal

Marçal escolhe vice com perfil idêntico ao de sua ex-candidata

Após ter Fátima Pérola Neggra como vice em 2022, Marçal repete perfil com Antônia de Jesus para Prefeitura de São Paulo Marçal aposta em vice com forte representatividade periférica Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, confirma preferência de 2022 ao escolher uma vice com perfil semelhante ao de sua ex-companheira de chapa presidencial, Fátima Pérola Neggra, na época pelo PROS. Pérola

Conahp 2024

Conahp 2024 apresenta como novidade área exclusiva sobre saúde do futuro

O congresso promovido pela Anahp acontece nos dias 16 e 17 de outubro, com público estimado de 6 mil pessoas Presença internacional no Conahp 2024 Especialistas e representantes de saúde de diversas regiões do Brasil e do mundo estarão presentes no Conahp 2024, principal congresso de saúde do país. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Transamerica Expo Center, na

Marçal em sabatina OA

“Nem estado mínimo nem máximo, eu sou a favor do estado eficiente”, afirma Marçal em sabatina

Durante a Sabatina OA! do Antagonista, Pablo Marçal (PRTB) abordou sua visão sobre a administração pública, defendendo um “estado eficiente” em oposição aos modelos de estado mínimo ou máximo. Marçal afirmou que sua gestão não irá alterar cargos de concursados, mas os comissionados serão minuciosamente avaliados, refletindo seu foco em eficiência. Marçal destacou sua experiência em recrutamento e anunciou que criará um departamento especializado para

Trabalho Remoto

Anywhere office: tendência que impulsiona o turismo no Brasil e no mundo

Anywhere office cresce no turismo global, oferecendo flexibilidade aos trabalhadores e impulsionando hotéis e negócios locais, com foco em resultados e adaptação O Crescimento do Anywhere Office no mundo De acordo com o levantamento Rescue Traveler Sentiment and Safety, divulgado em abril, 59% dos entrevistados acreditam que a flexibilidade no trabalho incentiva não só profissionais, mas também familiares a explorar novos lugares. A pesquisa entrevistou

Fátima Pérola Neggra e Pablo Marçal

Marçal escolhe vice com perfil idêntico ao de sua ex-candidata

Após ter Fátima Pérola Neggra como vice em 2022, Marçal repete perfil com Antônia de Jesus para Prefeitura de São Paulo Marçal aposta em vice com forte representatividade periférica Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, confirma preferência de 2022 ao escolher uma vice com perfil semelhante ao de sua ex-companheira de chapa presidencial, Fátima Pérola Neggra, na época pelo PROS. Pérola

Conahp 2024

Conahp 2024 apresenta como novidade área exclusiva sobre saúde do futuro

O congresso promovido pela Anahp acontece nos dias 16 e 17 de outubro, com público estimado de 6 mil pessoas Presença internacional no Conahp 2024 Especialistas e representantes de saúde de diversas regiões do Brasil e do mundo estarão presentes no Conahp 2024, principal congresso de saúde do país. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Transamerica Expo Center, na

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E Fique Por Dentro De Tudo Que Acontece.

plugins premium WordPress

Olá, visitante