Dos Baby Boomers à Geração Z: como atender todas as gerações na sua loja

Baby Boomers, Geração X e Geração Z

Diferentes gerações e o desafio do varejo

Enquanto a geração Z é nativa digital e busca instantaneidade no relacionamento com as marcas, os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1965) costumam priorizar empresas em que confiam. Com as diferentes características de consumo de cada grupo, o varejo enfrenta o desafio de encontrar estratégias que atendam a todos os consumidores.

Vendas online em alta

Nesse cenário, as vendas online ganham notoriedade. Para se ter uma ideia, 85% dos brasileiros — de diversas gerações — fazem pelo menos uma compra mensal pela internet. Esses dados são da pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.

Estratégias para fidelizar clientes

“Não existe fórmula mágica para realizar uma venda e fidelizar o cliente. Cada público prioriza determinadas características das marcas, com base em suas vivências e interações sociais. Por isso, é importante que as empresas façam o mapeamento do perfil dos consumidores e invistam em estratégias específicas para atrair novos públicos”, explica Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, uma empresa focada em modelagem de negócios para o e-commerce.

Preocupações da Geração Z

A Geração Z, nascida entre meados da década de 1990 e 2010, tende a se preocupar mais com o posicionamento da marca em relação a questões ambientais. “O varejista precisa ir além de vender um produto. Ele deve agregar valor à marca para fidelizar o consumidor jovem, voltado para o consumo consciente. O marketing de influência pode ser um elemento importante para criar essa proximidade”, comenta Daniela.

Personalização e diferenças geracionais

A personalização é o ponto-chave para um bom relacionamento. Enquanto os consumidores mais jovens estão acostumados com interações virtuais baseadas em IA, a Geração X (nascida entre as décadas de 1960 e 1980) prefere o contato presencial. Isso é relevante porque, de acordo com a consultoria Data 8, a geração 50+ movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano.

Desafios com Baby Boomers e Geração X

“Atrair os baby boomers e a Geração X pode ser um desafio, já que são mais adeptos da mídia tradicional. Por isso, é importante buscar proximidade com o cliente, mesmo à distância, com conversas interativas e humanizadas. Equilibrar esses fatores é essencial para entregar um produto que gere fidelização. Essas gerações estão atentas à experiência de compra, à qualidade e ao custo”, explica Daniela.

Atendendo a todas as gerações

Na prática, como atender melhor todas as gerações? Para a especialista em e-commerce, três fatores são essenciais: confiabilidade, segurança e agilidade.

Confiabilidade e transparência

Criar um ambiente de transparência com o consumidor aumenta a confiabilidade online. Isso inclui atenção às descrições dos produtos, preços e promoções. “Realizar uma publicidade não ilusória, criar uma relação de contato e dar suporte ao cliente, até depois da compra, pode incentivar novas compras”, comenta Daniela.

Segurança para o consumidor

A segurança também é fundamental para gerar credibilidade. Ter certificados e fornecer opções de pagamento seguras são indispensáveis para criar um ambiente digital acolhedor.

Agilidade na entrega

Por fim, a agilidade na entrega é imprescindível. Para a especialista, o imediatismo é um dos fatores mais contrastantes nas novas gerações, influenciadas pelo uso da tecnologia. “Apostar na logística de envio pode fazer a diferença para muitas empresas atenderem à alta demanda. Ninguém quer comprar um presente e receber o produto após a data prevista. Isso pode afastar o consumidor definitivamente. Invista em equipes, tecnologias e até mesmo em full commerce, se necessário”, conclui Daniela.

Veja também

Artigos Relacionados:

Damares Alves critica criação da bet da Caixa Econômica Federal

Damares Alves critica criação da bet da Caixa Econômica Federal

Senadora Damares Alves critica aposta online da Caixa, apontando riscos sociais e contradição com o papel público do banco Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (22), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) criticou duramente a decisão da Caixa Econômica Federal de lançar uma plataforma própria de apostas online. Segundo ela, a iniciativa representa um retrocesso moral e social significativo, além de desvirtuar a função

Enem 2025: 5 atualidades que podem aparecer no primeiro domingo de prova

Enem 2025: 5 atualidades que podem aparecer no primeiro domingo de prova

Especialista destaca 5 atualidades que podem cair no Enem 2025 e explica como o repertório crítico faz diferença na prova   O primeiro domingo do Enem, marcado para 9 de novembro, costuma ser o mais aguardado pelos estudantes. Nesse dia, os candidatos encaram a prova de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas. É um conjunto que exige não apenas domínio de conteúdo, mas

Brasil MAIS fortalece combate a crimes ambientais com tecnologia

Brasil MAIS fortalece combate a crimes ambientais com tecnologia

Programa Brasil MAIS usa satélites para combater crimes ambientais e melhorar a eficácia da segurança pública no Brasil O Programa Brasil MAIS é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Ele revoluciona a forma como as instituições de segurança combatem crimes ambientais e outros ilícitos no país. A plataforma monitora diariamente mais

Cairo 2025: Brasil encerra melhor campanha em Mundiais de halterofilismo com ouro por equipes

Cairo 2025: Brasil encerra melhor campanha em Mundiais de halterofilismo com ouro por equipes

Brasil faz história no Mundial de halterofilismo no Cairo, conquista ouro inédito por equipes femininas e encerra melhor campanha da história O Brasil encerrou a sua melhor campanha da história em Mundiais de halterofilismo com a medalha de ouro por equipes femininas neste sábado, 18, último dia da competição realizada em Cairo, no Egito. A equipe brasileira, formada pela paulista Mariana D’Andrea, a mineira Lara Lima e

Damares Alves critica criação da bet da Caixa Econômica Federal

Damares Alves critica criação da bet da Caixa Econômica Federal

Senadora Damares Alves critica aposta online da Caixa, apontando riscos sociais e contradição com o papel público do banco Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (22), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) criticou duramente a decisão da Caixa Econômica Federal de lançar uma plataforma própria de apostas online. Segundo ela, a iniciativa representa um retrocesso moral e social significativo, além de desvirtuar a função

Enem 2025: 5 atualidades que podem aparecer no primeiro domingo de prova

Enem 2025: 5 atualidades que podem aparecer no primeiro domingo de prova

Especialista destaca 5 atualidades que podem cair no Enem 2025 e explica como o repertório crítico faz diferença na prova   O primeiro domingo do Enem, marcado para 9 de novembro, costuma ser o mais aguardado pelos estudantes. Nesse dia, os candidatos encaram a prova de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas. É um conjunto que exige não apenas domínio de conteúdo, mas

Brasil MAIS fortalece combate a crimes ambientais com tecnologia

Brasil MAIS fortalece combate a crimes ambientais com tecnologia

Programa Brasil MAIS usa satélites para combater crimes ambientais e melhorar a eficácia da segurança pública no Brasil O Programa Brasil MAIS é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Ele revoluciona a forma como as instituições de segurança combatem crimes ambientais e outros ilícitos no país. A plataforma monitora diariamente mais

Cairo 2025: Brasil encerra melhor campanha em Mundiais de halterofilismo com ouro por equipes

Cairo 2025: Brasil encerra melhor campanha em Mundiais de halterofilismo com ouro por equipes

Brasil faz história no Mundial de halterofilismo no Cairo, conquista ouro inédito por equipes femininas e encerra melhor campanha da história O Brasil encerrou a sua melhor campanha da história em Mundiais de halterofilismo com a medalha de ouro por equipes femininas neste sábado, 18, último dia da competição realizada em Cairo, no Egito. A equipe brasileira, formada pela paulista Mariana D’Andrea, a mineira Lara Lima e

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E Fique Por Dentro De Tudo Que Acontece.

Olá, visitante