Vencedora de concurso de redação da SBGG relembra o momento: “fiquei surpresa”

Concurso de redação - SBGG

Imagina você, estudante do ensino médio, despretensiosamente, participar de um concurso de redação e, ao final dele, ganhar o 1º lugar e o prêmio ser um notebook? Isso aconteceu em março de 2023, com Isabella Yoshioka, aluna do Colégio Nossa Senhora Medianeira, de Curitiba (PR). Ela venceu o concurso de redação do CBGG 2023 (Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia). O tema proposto pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) era: “Etarismo: como mudar esse comportamento?”. Ele consistia em abordar a intergeracionalidade e o combate ao preconceito contra a velhice. A estudante, de 18 anos, afirma que para escrever a redação premiada, inspirou-se na cultura japonesa, da qual possui ascendência. “Baseei-me no termo “ikigai”, que significa “razão de viver”, e na longevidade e felicidade dos idosos do Japão.”

Isabella também relembra o processo de escrita do texto e a sua reação após conquistar o 1º lugar no concurso. Ela disse: “Para mim, a parte mais difícil foi começar o texto, principalmente procurar um início bom, que fizesse sentido, e conectar as informações que eu queria abordar.” Já a parte mais legal é ver a escrita fluindo depois desse começo e terminar gostando do resultado. Quando descobri que ganhei eu fiquei realmente surpresa, mas muito feliz, principalmente pela oportunidade que esta experiência me traria.”

De acordo com a estudante, ir ao Congresso e apresentar seu texto é algo que levará para sempre com ela. “Apesar de estar nervosa, falar sobre o meu texto foi gratificante, por ser uma nova experiência para mim. No fim, acredito que consegui passar certa segurança e aproveitei a oportunidade”, afirma.

2024

Neste ano, a SBGG lançou o seu 4º Concurso de Redação. O tema é: “Em busca do Protagonismo da Pessoa Idosa”, voltado exclusivamente para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas.

O estudante vencedor, além de participar da 24ª edição do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que ocorrerá em 2025, em Belo Horizonte, ganhará também um notebook.

A Dra. Maria Angélica Sanchez, coordenadora do concurso, destaca a importância do tema abordado, ao citar a Política Nacional da Pessoa Idosa, que completa 30 anos em 2024: “O concurso tem como objetivo principal chamar a atenção para a necessidade da inclusão do tema na grade curricular do ensino médio, de forma que os alunos que estão em busca de suas profissões, tenham a clareza de que o Brasil já envelheceu e, cada vez mais, precisará de profissionais capacitados para atender adequadamente este segmento etário”.

Aqui está a frase dividida:

Por sua vez, Isabella deixa um recado para os estudantes enviarem suas redações para o concurso. Ela diz: “Diria para eles aproveitarem a oportunidade e escreverem, pois mesmo sem a vitória, que não deve ser desacreditada, a experiência e os aprendizados sempre compensam.”

As inscrições para o concurso são gratuitas e estarão abertas até 31 de outubro de 2024. Os interessados devem inscrever-se no site do CBGG

Veja também

Artigos Relacionados:

Filantropia

Fórum Brasileiro de Filantropos discute desafios e respostas da filantropia atual

Introdução ao fórum Quais são os nós que a filantropia pode ajudar a desatar? De que maneira o uso de dados, da tecnologia e da inteligência artificial pode promover transformações sociais? Qual o poder de influência da filantropia familiar? Como a filantropia pode ajudar na redução de desigualdades? Essas e tantas outras perguntas conduziram os painéis do 13º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais,

Baby Boomers, Geração X e Geração Z

Dos Baby Boomers à Geração Z: como atender todas as gerações na sua loja

Diferentes gerações e o desafio do varejo Enquanto a geração Z é nativa digital e busca instantaneidade no relacionamento com as marcas, os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1965) costumam priorizar empresas em que confiam. Com as diferentes características de consumo de cada grupo, o varejo enfrenta o desafio de encontrar estratégias que atendam a todos os consumidores. Vendas online em alta Nesse cenário,

Kraft Heinz

Kraft Heinz abre Programa de Estágio para pessoas autodeclaradas pretas e pardas 

Kraft Heinz abre inscrições para Programa de Estágio 2025 A Kraft Heinz, dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices no Brasil, acaba de anunciar a abertura das inscrições para o Programa de Estágio 2025. O programa será afirmativo para profissionais autodeclarados pretos e pardos. A formação superior dos candidatos deve estar prevista até dezembro de 2025. Oportunidades e locais de atuação O programa

Rock in Rio Forever - Itaú

Itaú celebra 100 anos com tributo à cultura brasileira no Rock in Rio 2024

Itaú comemora 100 anos No ano em que comemora seu centenário, o Itaú Unibanco convida o público do Rock in Rio Brasil 2024 para celebrar a riqueza cultural brasileira. O banco participa pela sétima vez como patrocinador master do evento e apresenta o Pavilhão Itaú, o maior espaço já criado pela marca na Cidade do Rock. O arquiteto Marcelo Rosenbaum assina o ambiente inovador, que

Filantropia

Fórum Brasileiro de Filantropos discute desafios e respostas da filantropia atual

Introdução ao fórum Quais são os nós que a filantropia pode ajudar a desatar? De que maneira o uso de dados, da tecnologia e da inteligência artificial pode promover transformações sociais? Qual o poder de influência da filantropia familiar? Como a filantropia pode ajudar na redução de desigualdades? Essas e tantas outras perguntas conduziram os painéis do 13º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais,

Baby Boomers, Geração X e Geração Z

Dos Baby Boomers à Geração Z: como atender todas as gerações na sua loja

Diferentes gerações e o desafio do varejo Enquanto a geração Z é nativa digital e busca instantaneidade no relacionamento com as marcas, os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1965) costumam priorizar empresas em que confiam. Com as diferentes características de consumo de cada grupo, o varejo enfrenta o desafio de encontrar estratégias que atendam a todos os consumidores. Vendas online em alta Nesse cenário,

Kraft Heinz

Kraft Heinz abre Programa de Estágio para pessoas autodeclaradas pretas e pardas 

Kraft Heinz abre inscrições para Programa de Estágio 2025 A Kraft Heinz, dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices no Brasil, acaba de anunciar a abertura das inscrições para o Programa de Estágio 2025. O programa será afirmativo para profissionais autodeclarados pretos e pardos. A formação superior dos candidatos deve estar prevista até dezembro de 2025. Oportunidades e locais de atuação O programa

Rock in Rio Forever - Itaú

Itaú celebra 100 anos com tributo à cultura brasileira no Rock in Rio 2024

Itaú comemora 100 anos No ano em que comemora seu centenário, o Itaú Unibanco convida o público do Rock in Rio Brasil 2024 para celebrar a riqueza cultural brasileira. O banco participa pela sétima vez como patrocinador master do evento e apresenta o Pavilhão Itaú, o maior espaço já criado pela marca na Cidade do Rock. O arquiteto Marcelo Rosenbaum assina o ambiente inovador, que

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E Fique Por Dentro De Tudo Que Acontece.

plugins premium WordPress

Olá, visitante