Com visão de impacto socioambiental, medidas reduzem o consumo e evitam a contaminação bilhões de litros de água
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, em 1992, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação e gestão dos recursos hídricos. Apesar de o setor de Consumo e Varejo ser responsável por grande parte da poluição, marcas conscientes estão assumindo a responsabilidade de reduzir esse impacto. Além disso, essas empresas investem em iniciativas positivas para o meio ambiente.
O cenário é preocupante: segundo estudo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a disponibilidade hídrica do país pode cair mais de 40%, situação que afetaria a geração hidrelétrica, a agricultura e o abastecimento em diferentes regiões.
Listamos três empresas que promovem a redução do consumo de água em suas produções e contribuem para a preservação desse recurso. Além disso, elas mostram que os consumidores podem se informar e se engajar em prol das causas ambientais.
Arcas Bear
A Arcas Bear produz tênis à base de plantas que têm como principais características a sustentabilidade e o conforto. Para fabricar um tênis comum, a indústria usa quase 5 mil litros de água. No entanto, a produção da Arcas Bear dispensa o uso de água. A empresa utiliza materiais reciclados, como retalhos da indústria têxtil e garrafas pet, ou naturais, como cortiça e fibra de coco.
“Mais do que outra marca de tênis, somos uma cleantech que quer fortalecer o consumo consciente, minimizando os desperdícios e os derivados de petróleo na indústria da moda. O verdadeiro impacto positivo socioambiental e econômico é utilizar recursos que já existem, economizando água e evitando que mais lixo seja gerado”, afirma a CEO da Arcas Bear, Cinthya Arcas Borguy.
Linus
A Linus, marca de lifestyle sustentável, é criadora da primeira sandália vegana nacional. A empresa produz os pares com material 100% reciclável de PVC microexpandido, um dos plásticos mais versáteis da indústria, e composto por 70% de fontes renováveis. As sandálias percorrem um caminho de sustentabilidade do início da produção até a chegada aos clientes.
“A utilização de água na fabricação da Linus ocorre no momento de resfriamento da produção e é baseada no reuso. O processo funciona em um sistema fechado: a água utilizada sai da torre de resfriamento, passa por dentro das máquinas e depois volta para a torre. E assim o processo é repetido durante toda a fabricação”, conta Isabela Chusid, fundadora e CEO da Linus.
positiv.a
A positiv.a é a maior marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado do Brasil. A empresa possui uma produção circular completa e já evitou a contaminação de 3,3 bilhões de litros de água. Além disso, foram 69,5 milhões de litros de água economizados com manufatura e produção industrial e 63,2 toneladas de plástico evitados de ir para o mar.
A Diretora de impacto e Cofundadora da positiv.a., Marcela Zambardino, reforça que a empresa possui uma visão de impacto socioambiental 360º. “Pensamos em cada resíduo que geramos e alternativas para reaproveitar as embalagens ou fazer o descarte correto. 97% dos nossos insumos são brasileiros, fomentamos produções locais, temos parceiros em todo o país e acompanhamos de perto o trabalho desenvolvido por eles”.