Nina Guelman, de 13 anos, é a mais jovem da América Latina a vencer competição da Apple com jogo educativo sobre sustentabilidade
A Apple reúne estudantes do mundo inteiro no desafio e escolhe 350 que desenvolvem apps com alto nível de inovação, criatividade e impacto social. Desses, 50 recebem uma menção de destaque, são convidados para estarem presentes no evento oficial da Apple e são nomeados de Distinguished Winners.
Os Distinguished Winners têm a chance de acompanhar de perto painéis e laboratórios práticos. Eles também conhecem em primeira mão os novos produtos apresentados no WWDC, conferência anual organizada pela Apple.
Jogo educativo criado por Nina
“Eu desenvolvi um jogo para iPad que se passa no futuro. A ideia é que os habitantes da terra se mudaram para outro planeta, pois não havia mais condições de vida na terra. Assim, o jogador vem pra terra e percorre os continentes. Em cada continente, tem um joguinho com uma mensagem conectada a sustentabilidade, como coleta seletiva de lixo, cuidado com os animais, energia limpa, reflorestar e captura de carbono. Eu fiz tudo, textos, desenhos, animações e até a programação. Fiquei muito feliz de ter conseguido terminar e surpresa com o prêmio!” – Nina Guelman, estudante do ensino fundamental do Colégio Eliezer Max.
Para construir o aplicativo Earthling, palavra inglesa para terráqueo, Nina participou de um curso de desenvolvimento de aplicativos oferecido gratuitamente pela PUC-Rio. O curso faz parte do programa TIC em trilhas, coordenado pelo Instituto ECOA PUC-Rio, em parceria com a Softex e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. Nesse programa – Link – são oferecidas inúmeras oportunidades gratuitas de aprendizagem para aproximar estudantes e profissionais de diferentes idades e trajetórias, com as carreiras relacionadas a tecnologias, onde o mercado está ávido por talentos.
Projeto teve mentoria da PUC-Rio
Para ajudar na preparação dos alunos, durante um mês, os mentores do Instituto ECOA PUC-Rio ensinaram sobre desenvolvimento na linguagem Swift, experiência do usuário e design de interfaces. Também abordaram técnicas de storytelling para que os participantes pudessem criar um aplicativo e se inscrever na competição. A Apple já selecionou 129 projetos desenvolvidos no Instituto para a competição.
“Ver a Nina ter essa conquista é sensacional. Precisamos resgatar o interesse pelas áreas mais técnicas nos jovens e em profissionais de todas as idades. Nosso papel é oferecer orientação, recursos e incentivos, mostrando que é possível transformar o que aprendem em resultados concretos. Nesse curso, mesmo os participantes que não tinham experiência nenhuma em programação criaram aplicativos incríveis. “- afirma Rafael Nasser, diretor do Instituto ECOA PUC-Rio.