Dia Mundial da Limpeza 2025 reúne 920 mil voluntários no Brasil, bate recordes e reforça mobilização ambiental em todo o país
No dia 20 de setembro, aconteceu o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), organizado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil. A maior ação coletiva e ambiental do planeta, que contou com a participação de 190 países e territórios ao redor do mundo, disponibilizou os resultados no país. Participantes de todas as idades e origens se uniram para limpar o planeta com escolas, universidades, ONGs, municípios, empresas, ministérios e embaixadas. A edição de 2025 está sendo consolidada como a maior já realizada no país desde sua primeira edição, em 2018. Ao que tudo indica, um novo recorde foi alcançado.
De acordo com auditoria de mídia realizada pela Meltwater, o alcance potencial da mobilização global foi de 2,4 bilhões. Somente no dia 20 de setembro, houve 429,4 milhões de menções na mídia. A meta global da mobilização deste ano, denominada “Strive for Five”, buscou engajar pelo menos 5% da população do planeta. Cientistas identificam esse percentual como o ponto de inflexão cultural para uma mudança sustentável.
Resultados Nacionais
O 8º Dia Mundial da Limpeza no Brasil mobilizou 920 mil pessoas, representando 0,45% da população brasileira e um aumento de 48,9% em relação ao ano anterior. Para que o Brasil alcance a meta global de 5%, ainda é necessário engajar aproximadamente 10 milhões de participantes. Durante as ações de limpeza realizadas em cidades, parques, praias e outros espaços, foram recolhidas 3.460 toneladas de resíduos. O esforço voluntário somou 2.760.000 horas de trabalho, representando uma economia estimada de R$ 16.560.000 ao estado com base nas horas de voluntariado. Além disso, a mobilização resultou na compensação de 1.384 tCO₂e, contribuindo diretamente para a redução de impactos climáticos. O movimento registrou mais de 9.420 ações oficiais em todos os estados do país, demonstrando sua força e capilaridade no território nacional.
Belém (PA) lidera mobilização histórica
No Brasil, a cidade sede da COP30, Belém (PA), destacou-se ao liderar a maior ação já feita por um município no mundo em participação ambiental, tanto em escala local quanto global. A mobilização reuniu mais de 100 mil voluntários entre estudantes da rede estadual e municipal de ensino e membros da sociedade civil. Entidades governamentais, organizações e empresas parceiras também participaram da ação. O Instituto Limpa Brasil coordenou uma ampla programação que incluiu mutirões de limpeza em espaços públicos, palestras, oficinas, atividades culturais e educativas ao longo de toda a semana do evento
.“O Dia Mundial da Limpeza não se resume a um único evento. É um lembrete para evitar o lixo, reciclar o lixo, conscientizar ou participar de ações locais que geram repercussão duradoura e têm o poder de catalisar mudanças sistêmicas”, afirma Edilainne Muniz, diretora executiva do Instituto.Em 2025, a ação demonstrou mais uma vez a força do esforço mundial. As pessoas mostraram que, independentemente de fronteiras e diferenças, o diálogo, a ação e a solidariedade tornam possível construir um futuro mais limpo, seguro e promissor.



