Prefeitura de SP apoia micro e pequenas empresas com capacitação, crédito, coworkings gratuitos e programas para inovação e crescimento
No Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado em 27 de junho, a Prefeitura de São Paulo destaca seu compromisso contínuo com o fortalecimento do empreendedorismo na capital. Por meio da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a cidade oferece uma ampla rede de apoio aos negócios locais. O foco é especialmente para aqueles em fase de estruturação ou crescimento.
As micro, pequenas e médias empresas são responsáveis por parte da geração de empregos e renda no município. Ciente desse impacto, a Prefeitura atua em frentes estratégicas para facilitar o acesso a conhecimento, crédito, infraestrutura e inovação.
“Valorizamos os empreendedores que movem a economia paulistana todos os dias. Com as ações da Ade Sampa, queremos garantir que qualquer pessoa com uma ideia ou um negócio em andamento encontre na Prefeitura uma aliada. O objetivo é que ela prospere com autonomia, inovação e sustentabilidade.”, afirma Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Entre os principais destaques está o Atendimento ao Empreendedor, porta de entrada para quem busca orientações sobre formalização, regularização, acesso ao crédito, precificação, marketing e muito mais. O serviço, disponível em mais de 50 pontos da cidade, é 100% gratuito e pode ser acessado presencialmente ou online. O atendimento é personalizado conforme o perfil e necessidades de cada negócio.
Rede Teia e apoio ao empreendedorismo
Outro pilar fundamental da política de apoio ao empreendedorismo da cidade é a rede Teia, composta por 22 coworkings públicos espalhados por diferentes regiões de São Paulo. Esses espaços oferecem infraestrutura de escritório com internet, salas de reunião e áreas de convivência, tudo gratuitamente. Além disso, os usuários podem participar de eventos de capacitação, oficinas e networking, fortalecendo suas redes e ampliando suas oportunidades.
Para negócios com potencial de crescimento acelerado, a Prefeitura investe em programas de aceleração de startups. A Prefeitura direciona esses programas para setores estratégicos como tecnologia, games, sustentabilidade e economia criativa. Os programas oferecem mentorias, capacitações, aporte financeiro de R$ 50 mil para cada startup, conexão com investidores e participação em eventos nacionais e internacionais, além de apoio financeiro.
A cidade ainda conta com o Centro de Orientação ao Empreendedor (COE), um ambiente que reúne diversos serviços de apoio à atividade empreendedora. Ele funciona como um balcão único de atendimento para tirar dúvidas e encaminhar para cursos. Também orienta sobre abertura de empresas e conecta empreendedores com oportunidades e editais públicos.
Todas as ações da Prefeitura estão disponíveis no site www.adesampa.com.br. Lá, os interessados podem conferir a agenda de capacitações, endereços dos Teias, editais abertos e informações para agendamento de atendimentos.