Candidato do PRTB, Pablo Marçal, recebeu até agora um estádio lotado em doações para sua campanha à prefeitura de São Paulo
Durante o episódio do PodCastro, comandado pelo Tenente Nilson Castro, Pablo Marçal (PRTB) recebeu mais de 208 mil reais em doações via Pix para sua campanha. A transmissão ao vivo, exibida pelo YouTube, no último dia 18, alcançou um pico de 125 mil espectadores simultâneos e acumulou mais de 770 mil visualizações até o momento.
As doações começaram quando um espectador perguntou como poderia contribuir com a campanha. A resposta foi que as doações só podem ser feitas por pessoas físicas, respeitando o limite de até 10% do imposto de renda declarado no ano anterior, e que poderiam ser realizadas por meio de Pix para o CNPJ oficial da campanha. Após essa explicação, as contribuições começaram a chegar em grande volume.
“O que aconteceu aqui hoje foi a revolução do povo. Para os ricos doarem 200 mil, tem que ficar contando história, agora a revolução dos mais pobres é um regaço! Conta comigo, eu vou honrar cada centavo”, declarou Marçal.
Sem dinheiro público
Pablo Marçal (PRTB) se destaca por conduzir uma campanha 100% financiada por doações de apoiadores, recusando o uso de recursos do fundo eleitoral. Até o dia 17 de setembro, ele recebeu impressionantes 42.153 doações, via Pix para o CNPJ oficial de sua Campanha. Entre os dias 15 e 17 de setembro, sua campanha registrou 946 contribuições. O compromisso com uma campanha sustentada por doações populares reflete a ampla base de apoio do candidato, que segue como um dos principais nomes na disputa pela prefeitura.
Já o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), recebeu até o momento 21 doações, das quais 10 foram repasses de partidos que compõem sua base de apoio. A campanha de Nunes, apesar de contar com o fundo eleitoral, também tem recebido doações externas. No entanto,essas doações são em menor escala quando comparadas à campanha de Marçal. Ainda assim, Nunes continua disputando como pode para não desgarrar dos lideres nas pesquisas.
Guilherme Boulos (PSOL), outro candidato à prefeitura, recebeu um total de 16 doações até o momento. Seus repasses também incluem doações do fundo eleitoral, via PSOL e PT. Boulos, assim como Nunes e Marçal, está em uma corrida apertada pela liderança nas intenções de voto, o que justifica a comparação direta entre os três candidatos, que disputam cabeça-a-cabeça preferência dos eleitores paulistanos.
Disrupção política
As mais de 42 mil doações que Pablo Marçal recebeu, equivalente a um estádio Alianz Parque cheio (tem lotação de 43 mil pessoas), reflete um forte apoio popular, uma vez que não é comum, no Brasil, que eleitores façam contribuições financeiras de forma espontânea para campanhas eleitorais. Ao contrário de países como os Estados Unidos, onde as campanhas são amplamente financiadas por doações de pessoas físicas, a participação popular ativa em doações no Brasil é mais rara. Esse fenômeno ressalta um engajamento diferenciado, com eleitores mais envolvidos e dispostos a investir na candidatura.
Enquanto nos EUA, é comum que grandes campanhas presidenciais e outras candidaturas dependam do financiamento de doadores individuais, no Brasil, o uso de fundos eleitorais tende a dominar as campanhas. O volume de doações diretas para Marçal simboliza apoio e participação ativa de eleitores que acreditam na sua candidatura. Essas contribuições demonstram uma disposição genuína em ajudar sua campanha a avançar, algo ainda pouco comum no cenário eleitoral brasileiro.
Ranking dos candidatos que mais receberam doações espontâneas para suas campanhas:
(Fonte: Divulga Candidaturas – Tribunal Superior Eleitoral)
Pablo Marçal (PRTB): 42.153 Doações
Tabata Amaral: 87 doações
Ricardo Nunes (MDB): 21 doações
Marina Helena (NOVO): 17 Doações
Boulos (PSOL): 16 Doadores
Ricardo Senese (UP): 08 doações
Bebeto Haddad (DC): 7 doações
Altino Prazeres (PSTU): 3 doadores
Datena (PSDB): 1 Doação
João Pimenta (PCO): 0 Doações