Com o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, desfile destacou o esforço da nação em torno do apoio e reconstrução do Rio Grande do Sul, após a crise climática
Clima e participação
Em Brasília, sob um sol forte de quase 30 graus e umidade de 25%, a população assistiu ao desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A capital federal enfrentou 137 dias sem chuvas, o maior período de seca em 14 anos. Apesar das condições adversas, as pessoas começaram a chegar à Esplanada dos Ministérios cedo para o evento.
Histórias de participantes
- Wagner Luz dos Santos, de 46 anos, participou do desfile de bicicleta em memória do pai e do desejo de ver de perto viaturas e policiais.
- Douglas Alves de Souza, engenheiro civil, vê o desfile como uma fonte de orgulho nacional e uma afirmação da independência do Brasil.
- João Pedro Apolônio, estudante de Estatística, compareceu ao evento para reviver memórias do colégio e se sentir orgulhoso de sua nação.
Mudanças climáticas e temática do desfile
O desfile deste ano teve como lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. Ele incluiu homenagens ao Rio Grande do Sul pelos esforços de reconstrução após a crise climática. Estudantes e jovens participantes se apresentaram com trajes gaúchos e bandeiras das unidades da Federação. Eles também fizeram alusões ao G20 e abordaram temas como combate à fome e sustentabilidade.
Participação dos atletas olímpicos
Em um ano significativo para o esporte, o desfile contou com 30 atletas olímpicos de Paris 2024, incluindo o porta-bandeira Caio Bonfim. O Bolsa Atleta e o Programa Atletas de Alto Rendimento foram destacados por seu apoio aos atletas e pela contribuição nas conquistas do Brasil nos Jogos Olímpicos.
Segurança e logística
O evento mobilizou cerca de 9 mil pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas. A segurança envolveu 4,9 mil profissionais e contou com a presença de equipes do Corpo de Bombeiros. O policiamento incluiu drones e câmeras, além de delegacias móveis e reforço nas delegacias da região.
Pronunciamento presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da democracia em pronunciamento na véspera do desfile, enfatizando a luta por direitos, inclusão social, e a retomada das prioridades em saúde, educação e ciência.