Keir Starmer anunciou renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após enfrentar forte desgaste político
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira (22), após menos de dois anos no cargo, em um mandato caracterizado por mudanças bruscas de política e profunda impopularidade pública.
“Todas as decisões que tomei foram pensando em colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que renunciarei à liderança do Partido Trabalhista”, disse Starmer, com a voz embargada, em um discurso emocionado em frente ao número 10 de Downing Street, no Reino Unido.
A fragilidade de Starmer no cargo se tornou mais visível após a vitória expressiva de Andy Burnham em uma eleição suplementar realizada na última semana. Parlamentares trabalhistas interpretaram o resultado como um sinal da necessidade de renovar a liderança do partido. Aliados de Burnham o consideram um nome capaz de recuperar a popularidade da legenda, graças à sua capacidade de comunicação. A avaliação ocorre em meio ao avanço do Reform UK, liderado por Nigel Farage.
Sucessão será definida em julho
Starmer informou que o Partido Trabalhista iniciará em julho o processo de escolha de um novo líder. Starmer comunicou a decisão ao rei e afirmou que permanecerá no cargo até a escolha do sucessor, cuja posse está prevista para setembro, para garantir uma transição estável.
Em pronunciamento, o premiê declarou que dará total apoio ao partido durante o processo sucessório. Ele também afirmou que seu sucessor herdará “uma Grã-Bretanha mais forte e justa” do que a que recebeu ao assumir o governo. Em tom de despedida, agradeceu colegas, servidores públicos, amigos e funcionários da residência oficial do cargo. Quem assumir o governo será o sétimo primeiro-ministro britânico desde o referendo do Brexit, realizado há uma década.



