João Fonseca, jovem talento brasileiro, enfrenta Ugo Humbert na abertura do duelo Brasil x França pela Copa Davis neste sábado, às 10h30, em Orleans
João Fonseca encara Ugo Humbert
O jovem tenista carioca João Fonseca, de 18 anos, será o primeiro brasileiro a entrar em quadra no confronto entre Brasil e França pela fase qualificatória da Copa Davis. A partida acontece neste sábado, 1º de fevereiro, às 10h30 (horário de Brasília), no Palais des Sports, em Orleans, na França.
Fonseca, atual número 99 do ranking mundial, terá um grande desafio pela frente: seu adversário será o francês Ugo Humbert, número 15 do mundo. Este será o primeiro de cinco jogos programados, em uma disputa no piso duro e coberto. Logo depois, o paranaense Thiago Wild, 76º do mundo e principal tenista brasileiro, enfrentará Arthur Fils, 19º do ranking da ATP. O vencedor do confronto entre Brasil e França avançará à próxima fase da Copa Davis. A equipe brasileira tenta voltar à fase principal da competição, na qual não joga desde 2015.
Brasil confia na juventude para surpreender os franceses
O time brasileiro, comandado pelo capitão Jaime Oncins, realizou treinos intensivos desde terça-feira (28) no Palais des Sports. O objetivo foi preparar os atletas para as condições da quadra e para a força do time francês, que é favorito pelo ranking. “Sabemos das dificuldades de jogar fora de casa, ainda mais contra um time forte como a França. Mas o Brasil tem um grupo unido e muito competitivo”, afirmou Oncins.
Além dos jogos de sábado, o duelo continua no domingo (2). A partir das 10h (de Brasília), será disputado o confronto de duplas entre os brasileiros Rafael Matos e Marcelo Melo contra Benjamin Bonzi e Pierre-Hugues Herbert. Em seguida, os jogos de simples serão invertidos: Wild enfrentará Humbert e, se necessário, Fonseca jogará contra Fils. Se vencer, o Brasil seguirá na briga por uma vaga na fase final da Copa Davis, programada para novembro. Os brasileiros tentam conquistar um feito inédito e alcançar o título da competição.
Histórico e expectativa para a decisão
João Fonseca é considerado uma das grandes promessas do tênis brasileiro. Após brilhar no Aberto da Austrália, onde entrou no top 100 do ranking mundial, ele chega motivado para seu primeiro grande desafio pela equipe nacional. O Brasil já enfrentou a França outras vezes na Copa Davis, mas os franceses levam vantagem no retrospecto. Agora, os brasileiros tentam reverter esse histórico e surpreender a equipe da casa.
Espera-se jogos equilibrados, com a França levando vantagem pelo fator local e ranking, enquanto o Brasil aposta na garra de seus jovens talentos para vencer. Se os brasileiros conseguirem avançar, enfrentarão um novo desafio na fase seguinte, que pode ser contra Croácia ou Eslováquia.