Diferentes gerações e o desafio do varejo
Enquanto a geração Z é nativa digital e busca instantaneidade no relacionamento com as marcas, os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1965) costumam priorizar empresas em que confiam. Com as diferentes características de consumo de cada grupo, o varejo enfrenta o desafio de encontrar estratégias que atendam a todos os consumidores.
Vendas online em alta
Nesse cenário, as vendas online ganham notoriedade. Para se ter uma ideia, 85% dos brasileiros — de diversas gerações — fazem pelo menos uma compra mensal pela internet. Esses dados são da pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.
Estratégias para fidelizar clientes
“Não existe fórmula mágica para realizar uma venda e fidelizar o cliente. Cada público prioriza determinadas características das marcas, com base em suas vivências e interações sociais. Por isso, é importante que as empresas façam o mapeamento do perfil dos consumidores e invistam em estratégias específicas para atrair novos públicos”, explica Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, uma empresa focada em modelagem de negócios para o e-commerce.
Preocupações da Geração Z
A Geração Z, nascida entre meados da década de 1990 e 2010, tende a se preocupar mais com o posicionamento da marca em relação a questões ambientais. “O varejista precisa ir além de vender um produto. Ele deve agregar valor à marca para fidelizar o consumidor jovem, voltado para o consumo consciente. O marketing de influência pode ser um elemento importante para criar essa proximidade”, comenta Daniela.
Personalização e diferenças geracionais
A personalização é o ponto-chave para um bom relacionamento. Enquanto os consumidores mais jovens estão acostumados com interações virtuais baseadas em IA, a Geração X (nascida entre as décadas de 1960 e 1980) prefere o contato presencial. Isso é relevante porque, de acordo com a consultoria Data 8, a geração 50+ movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano.
Desafios com Baby Boomers e Geração X
“Atrair os baby boomers e a Geração X pode ser um desafio, já que são mais adeptos da mídia tradicional. Por isso, é importante buscar proximidade com o cliente, mesmo à distância, com conversas interativas e humanizadas. Equilibrar esses fatores é essencial para entregar um produto que gere fidelização. Essas gerações estão atentas à experiência de compra, à qualidade e ao custo”, explica Daniela.
Atendendo a todas as gerações
Na prática, como atender melhor todas as gerações? Para a especialista em e-commerce, três fatores são essenciais: confiabilidade, segurança e agilidade.
Confiabilidade e transparência
Criar um ambiente de transparência com o consumidor aumenta a confiabilidade online. Isso inclui atenção às descrições dos produtos, preços e promoções. “Realizar uma publicidade não ilusória, criar uma relação de contato e dar suporte ao cliente, até depois da compra, pode incentivar novas compras”, comenta Daniela.
Segurança para o consumidor
A segurança também é fundamental para gerar credibilidade. Ter certificados e fornecer opções de pagamento seguras são indispensáveis para criar um ambiente digital acolhedor.
Agilidade na entrega
Por fim, a agilidade na entrega é imprescindível. Para a especialista, o imediatismo é um dos fatores mais contrastantes nas novas gerações, influenciadas pelo uso da tecnologia. “Apostar na logística de envio pode fazer a diferença para muitas empresas atenderem à alta demanda. Ninguém quer comprar um presente e receber o produto após a data prevista. Isso pode afastar o consumidor definitivamente. Invista em equipes, tecnologias e até mesmo em full commerce, se necessário”, conclui Daniela.