Descubra o novo layout da fatura da Enel SP, com informações destacadas e pagamento via PIX. Saiba como entender e gerenciar sua conta de energia
Novo layout da fatura
A partir deste mês, os clientes da Enel Distribuição São Paulo passam a receber a conta de energia com layout mais moderno e com informações estruturadas. O novo modelo destaca informações prioritárias logo no topo da fatura para facilitar a visualização e manter a comunicação direta com o consumidor. Este trecho da conta contém avisos sobre atrasos, possíveis cortes de energia por falta de pagamento e outras informações de interesse do cliente.
Objetivo da mudança
“O objetivo da mudança é ajudar o consumidor a encontrar as informações que mais importam com rapidez. Um dos exemplos é o aviso de conta vencida (sem pagamento) do mês anterior. Antes, a informação ficava bem na parte de baixo da conta. Após pesquisa com os clientes, foi feita a mudança para o topo e em destaque”, explica Tatiana Celani, responsável pelo setor de Felicidade do Cliente da Enel Brasil.
Pagamento via PIX e outros meios
A nova conta mantém um campo reservado com QR Code para possibilitar o pagamento via PIX. Outros meios de pagamento continuarão ativos para o consumidor, que poderá escolher os canais de sua preferência. Isso inclui débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.
Boleto bancário e prevenção de fraudes
O boleto bancário que compõe a fatura está em tamanho menor e segue nos modelos Enel, Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco. Para evitar fraudes, quando o boleto for emitido pelos bancos, o cliente deve conferir, antes de pagar, se o beneficiário está em nome de Eletropaulo Metropolitana – Eletricidade de São Paulo S.A. (razão social da Enel SP) e confirmar o CNPJ 61.695.227/0001-93.
Melhorando o relacionamento com o cliente
“As mudanças refletem parte do nosso esforço contínuo para melhorar o relacionamento com o cliente, entregando informações relevantes e de fácil compreensão, com total transparência. Queremos que a fatura seja uma ferramenta de gestão, não apenas do consumo mensal de energia, mas desse relacionamento como um todo”, afirma André Oswaldo, diretor de Mercado na Enel Distribuição São Paulo.
Entrega da nova conta
Por enquanto, a nova conta será entregue durante a visita mensal do leiturista, na versão impressa.No futuro, a distribuidora pretende replicar a fatura na versão online e enviá-la por e-mail. Nos próximos meses, a distribuidora adotará o modelo na área de concessão dos estados do Rio de Janeiro e do Ceará.
Informações mantidas no novo modelo
Continuam presentes no novo modelo as informações com as quais os consumidores estão habituados. Para aqueles que não têm o costume de fazer a leitura da fatura por desconhecer os dados disponíveis, a Enel SP explica como entender a conta.
Como entender a conta
Todas as contas de luz trazem informações regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e dados usados no contato do cliente com a companhia de energia. Na fatura emitida pela Enel Distribuição São Paulo, o cliente deve ficar atento ao número da instalação, pois a concessionária solicita essa informação nos contatos.
Verificação de dados e pagamento
O consumidor deve verificar se dados como nome e endereço estão corretos. Isto evita, por exemplo, quitar uma conta de outro titular que tenha sido endereçada por engano. Os campos referentes ao mês de consumo, valor a ser pago e a data de vencimento estão bem destacados. Na hora de efetuar o pagamento na rede bancária, é importante conferir se o valor a ser debitado é o mesmo indicado na conta.
Dados do medidor e gráficos de consumo
A fatura sempre apresenta os dados do medidor de consumo e as datas em que realizam as leituras. Gráficos em formato de barra indicam o consumo de energia dos últimos 12 meses. De fácil visualização, este campo permite uma leitura rápida, alertando para variações no padrão de consumo da unidade.
Bandeira tarifária
Na sequência, há informações sobre a bandeira tarifária, sistema de cobrança definido pela Aneel que reflete os custos adicionais causados por eventual necessidade de acionamento de usinas termelétricas.
- Bandeira Verde: Indica que durante o mês não houve alterações nas tarifas de consumo e as condições para produzir energia elétrica estão moderadas.
- Bandeira Amarela: Aponta um primeiro sinal de alerta e um aumento de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
- Bandeiras Vermelhas: Indicadas para economia de energia e divididas em duas categorias: Patamar 1 e 2, correspondendo a acréscimos de, respectivamente, R$ 4,463 a R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.
Outros itens da tarifa
Há ainda outros itens que compõem a tarifa, como impostos, custos de geração e distribuição de energia, que aparecem na conta como “Resumo da sua conta”. Para conferir as informações online, acesse a ferramenta “Entenda sua Conta”, no site ou no app da Enel. Ela permite comparações da fatura do mês com as anteriores e análise de cada componente, como consumo diário, dias de leitura e encargos.
Acesse: Portal Enel
Solicitação de 2ª via
Para solicitar o envio da 2ª via da conta, os clientes da Enel Distribuição São Paulo podem entrar em contato pelo aplicativo Enel São Paulo, disponível gratuitamente para iOS e Android; pelo site da companhia (www.enel.com.br); ou falar com a Enel através do WhatsApp Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.